• Pets

Pets: como lidar com os fogos de artifício?

Em alguns dias teremos a tão esperada Festa di Capodanno (Réveillon). Para nós seres humanos a data é muito comemorada, mas para nossos bichinhos de estimação acredito seja a data mais temida. Tudo por causa dos fogos de artifícios.

Existe muita polêmica sobre o assunto. Mas, enquanto ninguém chega num consenso o melhor é proteger nossos melhores amigos desse “barulhão”. Por isso, tive uma conversa com a veterinária Michele Sandrault sobre o assunto e ela me explica a melhor forma de lidar com esse problema.

“Os animais têm um ouvido muito mais sensível que o nosso. Por causa disso, os fogos acabam sendo algo muito pior e difícil de aguentar para os cães. Eles também podem associar o som alto a uma ameaça”, conta a veterinária.

Realmente eles não podem adivinhar que aquele dia é um dia festivo e não há nada a temer. A Michele me contou que podemos, ao longo do ano, ir acostumando nossos animais de estimação com barulhos altos. Tem até vídeos na internet deixá-los habituados. Mas, se não deu tempo de treiná-los esse ano, ainda existem algumas alternativas.

“Enrole um bom chumaço do algodão e coloque dentro do ouvido de seu pet. Cuidado para não enfiar muito fundo e machucá-lo. Ponha numa profundidade que o algodão fique firme e não caia”, explica.

Criar espaços como abrigos também é uma boa opção. “Para evitar que ele fique correndo sem rumo pela casa. Se antecipe e prepare um esconderijo. Escolha um cantinho protegido, sem nada por perto que possa machucá-lo. Coloque água e comida e, se for preciso, feche a porta para mantê-lo seguro. A caixinha de transporte pode ser uma opção caso ele seja acostumado”.

Mas, se tudo isso não der certo, Michele recomenda procurar a ajuda de um veterinário. “Em casos extremos podemos tentar alguns remédios que vão desde fitoterápicos até medicamentos para pânico ou ansiolíticos”, explica.

Além de todas essas dicas, sei que o melhor de tudo nesse momento é darmos o carinho necessário e não sair de perto deles nessa hora! Amor sempre é o melhor remédio!

Continue lendo "Pets: como lidar com os fogos de artifício?"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.