• Entrevistas

Uma entrevista sobre câncer de mama com o dr Alfredo Barros

Amigos, o Outubro Rosa está no fim – mês dedicado à prevenção do câncer de mama – e eu aproveitei para entrevistar meu médico ginecologista, o dr. Alfredo Barros.

Falamos sobre o número assustador de brasileiras que contraem câncer de mama: “segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, 1 em cada 15 mulheres pode desenvolver a doença”, disse. O que eu achei mais curioso é que ele fez uma comparação entre estilos de vida e diferentes regiões do Brasil e mostrou como isso afeta as estatísticas. “Uma mulher do Acre, por exemplo, que tem vários filhos e vive em contato com a natureza, tem muito menos possibilidade”, explicou. “Em compensação em Goiânia e Porto Alegre, a incidência chega a 1 a cada 7 mulheres”.

É que o padrão de vida dos grandes centros urbanos tem influência na formação do câncer de mama. Mais do que a genética, que tem um peso de apenas 5%, ao contrário do que se pensa. “O mundo está cheio de coisas que agridem o DNA das pessoas, como os hidrocarbonetos presentes na poluição”, alerta o dr. Alfredo.

Ele também fala sobre a importância de se detectar o câncer de mama mais cedo para as chances de cura serem maiores. “A mamografia detecta tumores de um milímetro, então a gente diagnostica mais casos”, diz. Eu sou a prova disso: já tomei um susto anos atrás e, graças a Deus não era nada mais grave. Mas posso dizer que graças ao tratamento humano que recebi do dr. Alfredo, foi mais natural lidar com a situação e hoje estou aqui, superbem, contando essa história para vocês nesse vídeo.

Continue lendo "Uma entrevista sobre câncer de mama com o dr Alfredo Barros"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.