• Arte & Artesanato

Vá em paz, Peter Beard

Amigos, esta semana faleceu aos 82 anos um dos meus fotógrafos preferidos, o americano Peter Beard. Conhecido por retratar e ser um grande defensor da vida selvagem, ele tinha uma sensibilidade ímpar. A situação da sua morte foi muito triste: seu corpo foi encontrado em um parque na zona leste de Nova York. Ele havia desaparecido há três semanas, pois sofria de demência.

Peter Beard ENQUADRAMENTO-FOTO10

No último domingo à noite, Christine Heenan, porta-voz da família, confirmou sua morte em um comunicado: “Peter Beard definiu o que significa estar aberto: aberto a novas ideias, a novos encontros, a novas pessoas e a novas formas de viver e ser. Sempre curiosamente insaciável, ele perseguiu suas paixões sem restrições e percebeu a realidade através de uma lente única”, publicou o jornal O Globo.

E o que fica é sua obra inigualável. Peter Beard entrou para a história quando publicou o livro “The End of the Game” (O Fim do Jogo, em livre tradução) em 1965. Nele, imagens fortes, que capturaram a destruição da África, explorada ao longo de séculos por vários impérios coloniais.

Para conseguir a imagem perfeita, Peter Beard se arriscava e um dos episódios mais conhecidos de sua história aconteceu nos anos 90, quando foi pisoteado por um elefante e quase morreu.

Outros livros também permitem compreender e apreciar sua obra, como “Peter Beard” (Taschen, 2006). Cada vez mais, são itens de colecionador. Vá em paz, Peter Beard.

Continue lendo "Vá em paz, Peter Beard"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.