• Arte & Artesanato

A primeira exposição pública do polêmico quadro de Banksy

Amigos, para quem, como eu, acompanha o mercado de arte deve se lembrar da polêmica sessão de leilão realizada pela Sotheby`s, em outubro passado, quando, em segundos o quadro de Banksy, arrematado por US$ 1,4 milhões, foi picotado. Pois bem, agora o “Love is in the Bin” terá a sua primeira aparição pública em um museu na Alemanha.

Banksy, Love is in the Bin, 2018, Privatsammlung, Foto: Sotheby’s, © Banksy – Pest Control

Dizem que a sorte foi que o mecanismo preparado para picotar toda a obra não funcionou bem. Isso assegurou que parte da pintura se mantivesse intacta. Após muitas suposições e teorias a respeito do acontecido, um vídeo publicado na internet comprovou que esse feito teria sido idealizado pelo próprio Banksy.

O pintor quis fazer uma crítica ao mercado restrito de arte. Ele acredita em uma arte mais democrática e acessível a todos. Parece que deu certo e é justamente isso que o Museu Frieder Burda quer fazer, pois a entrada para ver a obra é gratuita.

Depois daquele marcante episódio, a pintura Love in the Bin ficará exposta entre 05 de fevereiro a 03 de março no museu. A ideia, de acordo com os organizadores, não é tratar a obra como um troféu e sim aderir à abordagem do artista de “consistentemente democratizar a arte e tornar a imagem acessível ao maior número possível de pessoas”.

Quem estiver na cidade de Baden-Baden, vale a pena dar uma passada no Museu Frieder Burda e participar desse marcante momento da arte mundial.

Museu Frieder Burda
Lichtentaler Allee 8B
Baden-Baden, Alemanha 76530

Continue lendo "A primeira exposição pública do polêmico quadro de Banksy"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.