• Arte & Artesanato

Anish Kapoor, o mestre das cores e da ilusão

Amigos, um dos meus canais de TV favoritos é o Arte 1. Esses dias assisti a entrevista que Anish Kapoor, um dos grandes artistas da atualidade, concedeu à querida apresentadora Serena Ucceli di Nemi, em seu programa no canal.

O artista indiano que escolheu a Inglaterra como sua segunda casa tem como obras que marcaram sua trajetória as esculturas em espelhos que refletem e distorcem o público que as admira. A Cloud Gate é uma das mais conhecidas. A obra está situada no centro do AT&T Plaza, no Millennium Park em Chicago, nos Estados Unidos.

Mas, essa entrevista retrata um outro lado do artista, pois aborda a sua relação com as cores. Apesar de não gostar de falar esse assunto, o escultor não se conteve e contou sobre a polêmica que gira em torno da sua arte – Anish é o único artista a poder usar a tinta preta invisível dos aviões da Força Aérea Americana.

Para entender melhor essa polêmica, essa tinta usada para tornar invisíveis os aviões militares é o material mais escuro já criado pela humanidade, pois absorve 99,965% da luz e o artista vai a utilizá-la em suas próximas esculturas.

Por esse motivo Anish Kapoor é considerado o mestre das cores e da ilusão da realidade. Confira o vídeo no link abaixo e veja que interessante a sua visão sobre as cores. Somente um grande artista para ter essas percepções.

Continue lendo "Anish Kapoor, o mestre das cores e da ilusão"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.