Amigos, para quem, como eu, acompanha o mercado de arte deve se lembrar da polêmica sessão de leilão realizada pela Sotheby`s, em outubro passado, quando, em segundos o quadro de Banksy, arrematado por US$ 1,4 milhões, foi picotado. Pois bem, agora o “Love is in the Bin” terá a sua primeira aparição pública em um museu na Alemanha.

Dizem que a sorte foi que o mecanismo preparado para picotar toda a obra não funcionou bem. Isso assegurou que parte da pintura se mantivesse intacta. Após muitas suposições e teorias a respeito do acontecido, um vídeo publicado na internet comprovou que esse feito teria sido idealizado pelo próprio Banksy.
O pintor quis fazer uma crítica ao mercado restrito de arte. Ele acredita em uma arte mais democrática e acessível a todos. Parece que deu certo e é justamente isso que o Museu Frieder Burda quer fazer, pois a entrada para ver a obra é gratuita.
Depois daquele marcante episódio, a pintura Love in the Bin ficará exposta entre 05 de fevereiro a 03 de março no museu. A ideia, de acordo com os organizadores, não é tratar a obra como um troféu e sim aderir à abordagem do artista de “consistentemente democratizar a arte e tornar a imagem acessível ao maior número possível de pessoas”.
Quem estiver na cidade de Baden-Baden, vale a pena dar uma passada no Museu Frieder Burda e participar desse marcante momento da arte mundial.
Museu Frieder Burda
Lichtentaler Allee 8B
Baden-Baden, Alemanha 76530