• Arte & Artesanato

A belíssima arte de Anthony Howe

Amigos, o artista americano Anthony Howe ficou conhecido no Brasil – e no mundo todo – em 2016, quando uma de suas esculturas cinéticas foi instalada ao redor da pira olímpica na abertura da Olimpíada do Rio. Vocês se lembram?

Anthony Howe - pira olimpica Rio 

Pois essa é só uma amostra de seu trabalho que é quase hipnótico, de tanto que a gente quer ficar olhando para ele. Anthony Howe nasceu em Salt Lake City em 1954 e estudou na Cornell University e na Escola de Pintura e Escultura Skowhean. Em 1985, ele se mudou para Nova York e começou a trabalhar com a arte cinética – uma vertente da arte que explora efeitos visuais com movimentos criados pelo vento e com a ilusão de ótica.

A arte cinética de Anthony Howe (2)

“Eu tento, com poucos meios, construir objetos cujas referências visuais variam de uma ficção científica com baixos recursos tecnológicos a modelos astronômicos”, costuma explicar. Anthony Howe usa aço inoxidável e molda as peças individualmente com um cortador de plasma e técnicas tradicionais de metalurgia. Algumas são cobertas com fibra de vidro. “Eu espero que elas tenham uma elegância linear e que ganhem vida com o movimento do vento”, conclui.

A arte cinética de Anthony Howe (2)

É ao ar livre que suas obras – todas reunidas aqui em seu canal no YouTube – se expressam melhor. Algumas delas, como “Circus” e “Beeku”, vocês assistem no vídeo acima. É ou não é impressionante?

 

Continue lendo "A belíssima arte de Anthony Howe"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.