• Arte & Artesanato

A exposição de Lasar Segall em São Paulo

Amigos, eu fui esses dias à exposição de Lasar Segall e está belíssima. A mostra, em cartaz no SESC 24 de Maio, em São Paulo, até dia 5 de março de 2019, cobre várias fases do artista. E eu fiquei impressionada dever como ele mudou de estilo do início ao fim de sua carreira.

A exposição apresenta um estudo da cor, elemento essencial à compreensão da pintura do artista nascido em 1889 na Lituânia, e está dividida em quatro segmentos: “Angústia: A Cor da Emoção”, “Sob o Signo dos Trópicos: A Paleta Nacional”, “Compaixão: A Não Cor” e “Introspecção: A ‘Cor Segall'”. ​

Desde que se mudou para o Brasil, em 1923, Lasar Segall se tornou conhecido, pois foi acolhido pelos modernistas e virou um dos responsáveis pelas imagens características do movimento, de traços fortes e muitos tons.

“Não há o compromisso com uma representação naturalista. A cor se torna um meio de expressão pessoal, subjetiva dele”, explica a curadora da mostra Maria Alice Milliet. Em obras como “Emigrantes II”, “Rua das Erradias” e “Figura com Reposteiro”, como mostro no vídeo, essa relação de Lasar Segall com as cores fica clara.

Vale a pena assistir e também visitar a mostra se vocês tiverem a oportunidade de vir a São Paulo.

 

Continue lendo "A exposição de Lasar Segall em São Paulo"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.