• Arte & Artesanato

Esculturas de chinelos contra a poluição dos oceanos

Quem vê de longe as enormes instalações de animais coloridos – elefantes, pinguins, hipopótamos, flamingos e por aí afora – criados pela ONG Ocean Sole nem imagina do que elas são feitas. Com o objetivo de conscientizar para a questão da poluição dos oceanos, a ONG fundada pela conservadora marinha Julie Church cria esculturas de chinelos de dedo.

Pesquisas mostraram que eles são alguns dos objetos que mais poluem o Oceano Índico. Por isso, voluntários recolhem estes chinelos dos mares do Quênia e mulheres que vivem na região produzem diversos produtos, como bijuterias, itens de decoração, brinquedos e esculturas de chinelos.

Parte de um movimento global chamado upcycling, esse tipo de trabalho ressignifica descartes dando um novo uso a eles. Atualmente, cerca de 100 voluntários transformam mais de 400 mil chinelos por ano e incentiva um comércio sustentável, com vendas pelo mundo todo.

“Nossa solução para o problema da poluição marinha foi baseada no comércio e na arte. Isso fez com que as pessoas pensassem melhor a respeito do assunto e na importância de proteger os oceanos e tudo o que é associado a eles”, diz Julie, a fundadora da ONG.

esculturas de chinelos -FOTO2

Hoje, a Ocean Sole oferece workshops em Nairobi, em áreas remotas da costa, para capacitar também quem tem necessidade urgente de um emprego. Com isso, os moradores locais ganham uma boa fonte de renda. Se as esculturas de chinelos já são interessantes pela estética, quando a gente conhece a história parecem ainda mais bacanas, né?

 

Continue lendo "Esculturas de chinelos contra a poluição dos oceanos"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.