• Arte & Artesanato

A cerâmica rústica de Ediltrudis Noguera

Amigos, lembram que contei aqui que minha amiga Teresa Fittipaldi faz esculturas? Pois bem, em um passeio com ela pelo Paraguai, visitamos a Ediltrudis Noguera, uma artista que faz cerâmica e esculturas com argila desde que tinha 17 anos. Ficamos impressionadas.

Seu modo de trabalhar é bem rústico: as ferramentas ela encontrou no lixo e ressignificou. A matéria-prima é uma combinação de argila e cal que ela pega no campo, mas sua criatividade me chamou atenção.

E seu talento para cerâmica vem de família: ela trabalha junto com a irmã, que faz vasilhas e gamelas decoradas com anjinhos. Mas Ediltrudis prefere criar esculturas e é muito bacana ver a facilidade com que cria um pé, por exemplo. Para secar as peças, ela leva a um forno entre 600 e 800 graus.

Uma curiosidade é que o artesanato típico de sua região no Paraguai é um vaso com rosto e ela faz questão de preservar suas raízes reproduzindo peças assim. Belíssimo!

Continue lendo "A cerâmica rústica de Ediltrudis Noguera"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.