• Arte & Artesanato

Cabeças sicilianas e mais na Galeria Silvana Tinelli

Amigos, eu não paro de trabalhar e o resultado aparece na Galeria Silvana Tinelli. Não sei vocês, mas a falta de viajar está expandindo meus horizontes localmente e preciso extravasar minha criatividade, então a produção das minhas cerâmicas está a todo vapor.

Neste vídeo apresento para vocês as novidades da Galeria Silvana Tinelli. Sempre gosto de lembrar que são peças artesanais, feitas uma a uma e em muitas etapas: escultura, secagem, forno, pintura, verniz. Por isso, são únicas: não existe uma igual à outra.

Minhas principais inspirações recentes têm sido as cabeças sicilianas: vasos em forma de cabeça que são um artesanato típico dessa rica cultura do sul da Itália.

Fiquei curiosa e fui pesquisar a história das chamadas Teste di Moro. Segundo conta o site Descobrindo a Sicilia, as cabeças envolvem uma lenda. “Durante o século XI, em Kalsa (um bairro árabe de Palermo), vivia uma jovem siciliana que passava o dia inteiro cuidando de suas plantas e possuía uma varanda repleta de flores e plantas exóticas”, diz a lenda.

Acontece que certo dia, um comerciante mouro que passava pela rua foi atraído pelas flores daquela varanda e quando viu a jovem siciliana apaixonou-se e declarou o seu amor. “Assim começou uma história de amor entre os dois até ao dia que em ela descobriu que ele já tinha uma esposa e filhos na sua terra natal. Ela ficou com ciúmes e na última noite que passaram juntos cortou a sua cabeça enquanto ele dormia e decidiu usá-la como vaso para plantas para que assim pudessem ficar juntos para sempre. Na cabeça dele ela plantou manjericão – planta aromática símbolo do amor e da paixão”, explica o site.

O manjericão teria crescido tanto que todos os vizinhos queriam ter um vaso igual. Foi assim que começaram a criar os vasos de cerâmica em forma de cabeça de mouro.

E vocês podem encontrar algumas opções clicando aqui, na Galeria Silvana Tinelli.

Continue lendo "Cabeças sicilianas e mais na Galeria Silvana Tinelli"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.