Amigos, a Córsega, ilha que pertence ao território francês, é um dos lugares mais belos que já conheci. Estive lá por três vezes de barco. Em uma delas fiquei inclusive parada no porto por quatro dias devido a um vento forte. Mas nem isso estragou a experiência.
A quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo em extensão (depois da Sicília, Sardenha e Chipre) oferece muitas maravilhas naturais: dos diversos tons de azul das águas aos contornos das montanhas, passando pelas cachoeiras exuberantes.

No quesito passeios urbanos, a Córsega também não fica atrás. Em sua capital, Ajaccio, e nas ilhas ao redor, a gastronomia francesa baseada em frutos do mar, as pitorescas cidadelas medievais e as diversas opções de compras se completam.

Ajaccio, aliás, é a terra de Napoleão Bonaparte e uma visita obrigatória é o centro histórico. Lá, fica a Maison Bonaparte, onde o imperador nasceu, e o Palais Fesch, antiga residência do tio de Napoleão, que hoje abriga o Museu de Belas Artes. Outro ponto interessante é a Place d’Austerlitz, uma estátua de Napoleão colocada no alto de uma pirâmide.

Outro passeio imperdível na Córsega é Bonifácio, uma falésia que abriga a cidade mais antiga da ilha e por onde a gente chega na ilha. A entrada ali no porto é sensacional. Na parte baixa encontra-se a marina com belos iates, restaurantes, bares e lojinhas, enquanto na alta está a vista de um pôr do sol incrível.
Para completar, vale dar um pulo nas Ilhas Lavezzi – uma reserva natural para diversas espécies de peixes e aves marinhas -, na cidadezinha de Piana (onde ficam as Calanches, paredões rochosos sobre o mar forjados durante milhões de anos pela ação do vento e da chuva) e em Porto-Vecchio, que tem a Zona Arqueológica de Cucuruzzu, com uma bela vista da região e o charmoso Farol Punta Chiappa.
Deu até vontade de voltar para lá!
Serviço:
Pacotes com nove dias de hospedagem a partir de EUR 3.270* por pessoa em apto duplo com a Interpoint Viagens & Turismo.
Fotos: Divulgação/Eugene Sergeev, Richard Villa, NDMS e Jacques 84250