• Pets

Hipopótamo de estimação?

Amigos, já imaginaram ter um hipopótamo de estimação? Lá pelos idos dos anos 80, o narcotraficante colombiano Pablo Escobar imaginou. Na verdade, sua ideia megalomaníaca era ter um zoológico particular.

De acordo com uma reportagem que li no site da revista Superinteressante, em 1981, no final de uma temporada de férias da família nos EUA, Escobar encarregou um de seus homens de encontrar uma instituição na qual pudesse comprar animais de zoológico, entre eles, ao menos um hipopótamo de estimação. 

“O negócio foi fechado com os irmãos Don e Brian Hunt, donos de um criadouro próximo a Dallas, no Texas. Pelo equivalente a US$ 5,5 milhões em dinheiro de hoje, Escobar comprou elefantes, zebras, girafas, dromedários, búfalos, cangurus, flamingos, avestruzes – e quatro hipopótamos”, diz a reportagem.

O transporte dos animais para a Colômbia teria combinado barco e aviões cargueiros. “Os aviões chegavam à noite, quando as operações já estavam suspensas, e os bichos eram imediatamente colocados em caminhões que seguiam para a Hacienda Nápoles, sua casa”, completa. 

Ao todo, eram 1.200 espécies, que ficavam soltas e podiam ser vistas por quem passasse de carro pelos arredores da fazenda. Com a morte de Pablo, a propriedade passou para o governo colombiano.

Boa parte dos animais foi remanejada para zoológicos da Colômbia e de outros países, mas os hipopótamos permaneceram lá. Hoje, um parque de diversões funciona no local – e os hipopótamos, que hoje são mais de 50 e podem ser vistos pelos visitantes, são uma das atrações turísticas da região.

Mas nem tudo são flores: há alguns anos, jovens hipopótamos têm saído das lagoas da Hacienda Nápoles em busca de novos domínios. “Os machos são bem violentos uns com os outros, e é comum que os mais jovens sejam expulsos do grupo pelos mais velhos”, diz o site. Há relatos de animais vistos a mais de 100 quilômetros da Hacienda, e sabe-se que eles chegaram ao Rio Magdalena, o principal do país, onde podem se tornar predadores de outras espécies animais. Isso mostra quão inconsequente e, no mínimo, inusitada foi essa ideia do traficante de ter um hipopótamo de estimação.

Continue lendo "Hipopótamo de estimação?"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.