Amigos, a entrevista de hoje é com a fisioterapeuta Noelia Barbosa de Oliveira, que tem um centro de reabilitação para crianças por meio de equoterapia.
A equoterapia é feita por meio de equinos, ou seja, cavalos. A clínica da Noelia, chamada de Fisiopeti, fica na Hípica Capi, em São Paulo. “O grupo de crianças que eu atendo tem um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ou seja, que não andam, não falam e não têm coordenação motora. Pais de crianças autistas também me procuram”, explicou.
Fiquei curiosa para saber como funciona e ela me explicou que a equoterapia é baseada no passo do cavalo. O tratamento fica a cargo de uma equipe multidisciplinar, que reúne fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, musicoterapeuta, psicólogos e pedagogos.
É emocionante ver as crianças interagindo com os animais e se acalmando. Se vocês ficaram com vontade de procurar para os seus filhos, amigos, o valor médio mensal para uma consulta semanal é de R$800. Mas tem uma boa notícia: “uma nova lei obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos de equoterapia”, disse Noelia.
O tratamento é caro, pois são 3 profissionais trabalhando por paciente e não é qualquer cavalo que pode participar da equoterapia. Assistam ao vídeo para entender:
Por:Silvana Tinelli
Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.