• Arte & Artesanato

Documentários que vale a pena ver

Amigos, essa semana vou dar para vocês uma dica especial: dois documentários, a que assisti recentemente, que vale muito a pena ver. O primeiro é do polêmico diretor Michael Moore e o segundo, da produtora do casal Obama. Venham comigo:

“O invasor americano” (2015), de Michael Moore, carrega toda a controvérsia que está associada às produções deste cineasta e documentarista, que assina outros best-sellers, como “Farenheit 9/11”, sobre o ataque às torres gêmeas, e “Tiros em Columbine”, sobre o trágico tiroteio que aconteceu em 1999 em uma escola americana.

Agora, em “O invasor americano”, ele simula ter sido convocado pelo Pentágono para aconselhar chefes militares que buscam uma solução para os Estados Unidos. Ele, então, “invade” outros países para “roubar” boas práticas deles, que vão da alimentação escolar aos direitos humanos, passando pela economia, pelo sistema carcerário e pela saúde pública. É uma reflexão muito interessante, por isso é um dos documentários que vale a pena ver nos próximos dias, mesmo que em partes, porque é longo.

Minha segunda dica é “American Factory” (2019), primeiro filme da produtora Higher Ground Productions, de Barack e Michelle Obama, que ganhou o Oscar de melhor documentário este ano. É divertido ver a diferença de costumes e das condições de trabalho entre chineses e americanos. Na história, um bilionário chinês reabre uma fábrica de vidros para automóveis e contrata dois mil operários americanos. Os conflitos do dia a dia nascem quando os chineses resolvem impor seu rígido sistema. A forma de trabalhar e seguir as normas é completamente diferente. Mas não vou contar mais, vale a pena assistir.

 

Continue lendo "Documentários que vale a pena ver"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.