• Arte & Artesanato

Artesanato indígena brasileiro

Amigos, a arte brasileira é tão ampla que é impossível a gente conhecer tudo. Vejam o artesanato indígena, por exemplo. Eu fiquei encantada com a exposição “Bancos Indígenas do Brasil”, que apresenta cerca de 70 peças da coleção BEI. Não conhecem? Trata-se de um acervo que se tornou referência em arte indígena brasileiras e reúne mais de 400 peças oriundas de povos de diferentes regiões: Alto e Baixo Xingu, sul da Amazônia/Centro-Oeste, norte do Pará e Guianas e noroeste amazônico.

Essa exposição que visitei está no Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, desde o dia 9 de junho e vai até 5 de agosto. O artesanato indígena é belíssimo e costuma retratar mitos e animais da fauna brasileira de maneira elaborada, com pinturas de pigmentos naturais e entalhes.

Eu conversei com o artista Yatapi. “A gente trabalha com o que existe na nossa região e aproveita nossa experiência com pintura corporal para decorar a madeira. São símbolos do meu povo, os Mehinako”, me contou.

Para completar a expografia dessa mostra de artesanato indígena brasileiro – assinada pela designer Claudia Moreira Salles   -, o fotógrafo Rafael Costa realizou um documentário inédito que revela todo o processo de elaboração dos Bancos feitos pelos índios da tribo Mehinaku, da região do Xingu, além dos retratos dos artistas da tribo que assinam alguns dos Bancos que estarão expostos.

É mais uma exposição imperdível em São Paulo!

Continue lendo "Artesanato indígena brasileiro"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.