• Arte & Artesanato

Artesanato com papel machê em Lecce

Amigos, quando estive na Puglia pela última vez, fui visitar o ateliê do artista Claudio Riso, que faz bonecos belíssimos. Ele fica em Lecce (para saber mais da cidade, cliquem aqui) e cria com papel machê e terracota.

Além de bonecos inspirados nos hábitos populares da região – como o charmoso pescador que vocês veem no vídeo – Claudio também faz esculturas de arte sacra. Algumas obras dele em papel machê podem ser apreciadas na igreja de Lecce. Eu fiquei tão encantada que até comprei pra mim!

O papel machê, para quem não sabe, é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, mas requer habilidade, pois é um material muito delicado.

Criar esculturas como as que Claudio cria não é para qualquer um, por isso eu recomendo muito uma visita ao seu ateliê, que fica na Via Vittorio Emanuele II, 27, em Lecce, na Itália.

 

 

 

 

Continue lendo "Artesanato com papel machê em Lecce"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.