• Pets

A cura da covid pode estar… em uma lhama!

Amigos, achei essa notícia superinteressante! Um grupo de cientistas acredita que a cura da covid pode estar em uma lhama. De acordo com a rede de televisão BBC, uma pesquisa recente feita em laboratório revelou que um tipo de anticorpo desenvolvido pelas lhamas pode combater de maneira efetiva a infecção causada pelo Sars-Cov-2, nome oficial do novo coronavírus, ou seja, resultar na cura da covid.

O principal autor do estudo, o cientista Daniel Wrapp, atua no departamento de de ciências moleculares da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

A pesquisa, porém, ainda está em fase inicial e pode demorar para ser concluída. E ainda, para que um remédio se torne realidade, o anticorpo precisa ser testado em humanos, o que não deve acontecer tão cedo.

A explicação é bem complexa e os estudos começaram ainda em 2016, quando a ciência começou a investigar a última manifestação importante do coronavírus. Por isso, até, esse vírus que causa a covid-19 está sendo chamado de “novo coronavírus”. Naquela época, os pesquisadores injetaram as proteínas que envolviam duas versões de coronavírus em uma lhama de laboratório, batizada de Winter. Ela mostrou uma boa capacidade para deter a infecção do Sars-Cov-1, pois seu sistema imunológico criava uma defesa com anticorpos em tamanho bem pequeno, algo que nós, humanos, não produzimos.

Segundo reportagem da BBC, “a vantagem dos nanocorpos é que em razão do tamanho, se agarram mais facilmente às proteínas do coronavírus, que fazem com que o Sars-Cov-2 ataque as células do corpo humano”.

Agora, inspirados nos nanocorpos de Winter, Wrapp e sua equipe desenvolveram um tipo de anticorpo para enfrentar o novo coronavírus. “Esperamos que esse anticorpo possa servir como um tratamento para reduzir a carga do novo coronavírus”, explicou. E nós seguimos aqui na torcida para que essa lhama nos traga, no futuro, a cura da covid! Tomara!

 

Foto: santi bertola por Pixabay

Continue lendo "A cura da covid pode estar… em uma lhama!"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.