• Arte & Artesanato

O artesanato do mestre Arlindo Monteiro

Amigos, é impressionante como Alagoas reúne uma geração importante de artesãos brasileiros. Eu já falei um pouco sobre isso aqui (clique para ler) e hoje resolvi mostrar para vocês o trabalho do mestre Arlindo Monteiro.

Pernambucano, radicado há 40 anos em Maceió, ele fez sua primeira escultura aos 14 anos, inspirado no trabalho com carrancas de um artesão local que viu ao voltar da escola para casa. Desde então, Arlindo Monteiro se tornou um mestre na arte de esculpir.

Nas mãos dele, um palito de fósforo vira uma obra de arte. Nesse vídeo que você assiste acima, ele mostra diante da câmera como faz um beija-flor a partir de uma matéria-prima tão simples. Nele, fica claro como é minucioso o trabalho de Arlindo Monteiro. “Não quero ser melhor do que ninguém, mas também não quero ser mais um na multidão”, diz.

Hoje, suas obras podem ser encontradas em vários locais do mundo, como Itália e México. Mesmo que vocês não tenham se dado conta, provavelmente também conhecem o trabalho dele: eram de sua autoria as 24 miniesculturas de personagens que apareciam na abertura da novela “Da cor do pecado”, da Rede Globo. Todas devidamente esculpidas em palitos de fósforo, é claro.

 

Continue lendo "O artesanato do mestre Arlindo Monteiro"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.