• Arte & Artesanato

No ateliê de Paul Cézanne

Amigos, para quem gosta de arte e de viagem, o ateliê de Paul Cézanne é um prato cheio. Ele fica na cidadezinha de Aix-en-Provence, a cerca de 40 quilômetros de Marselha, no sul da França, e reserva muitas emoções.

A casa tem todos os objetos dele, preservados no mesmo lugar em que o pintor os mantinha durante os últimos anos de sua vida, quando viveu lá – de 1903 a 1906. De talheres e roupas usados no dia a dia às louças que foram cenário de suas naturezas mortas, passando pelas cartas que trocava com Claude Monet.

Passear por aqueles cômodos é visualizar uma obra sua em cada canto e isso é maravilhoso. Foram do ateliê de Paul Cézanne que saíram obras como “Les Grandes Baigneuses”.

Do ateliê de Cézanne, Les Grandes Baigneuses
O quadro “Les Grandes Baigneuses”

Os quadros do artista, um dos maiores nomes do Impressionismo e Pós-impressionismo do mundo, tinha três pilares: retratos, paisagem e natureza-morta.

Algumas das obras pintadas ali no ateliê de Paul Cézanne fazem parte hoje do acervo do museu Granet, na mesma cidade. Vale estender o passeio até ali 😉

 

Continue lendo "No ateliê de Paul Cézanne"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.