• Receitas

Receita fácil de pão caseiro

Amigos, se vocês ainda acham que fazer pão caseiro é coisa de outro mundo, eu garanto: não é. Essa receita é muito fácil de fazer: só precisa de uma tigela, uma colher de pau, uma assadeira e um forno. Além dos ingredientes, claro 😉 O único segredo é o fermento biológico fresco, aquele que a gente encontra em blocos parecidos com os de manteiga, nas geladeiras dos supermercados.

Aliás, vocês sabiam que o pão surgiu há cerca de 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo? Mas por não levarem fermento, eram achatados, duros, secos e muitos amargos.

O tempo passou e primeiro pão assado em forno de barro veio em 7000 a.C. no Egito, onde, mais tarde, descobriram o fermento. O pão só chegou à Europa em 250 a.C., preparado em padarias. Foi só com a queda do Império Romano que esses estabelecimentos fecharam e o pão passou a ser feito em casa.

Hoje em dia é um luxo ter seu pão caseiro quentinho para começar o dia feliz, não acham? Vejam esta receita fácil e depois me contem do resultado. Ah, e se sobrar não deixem de fazer essas rabanadas aqui.

 

Receita de pão caseiro

Ingredientes:

2 ovos

½ copo de óleo

3 colheres (sopa) de fermento biológico fresco

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher rasa (sopa) de sal

2 copos de leite

Farinha de trigo até dar ponto

 

Como fazer:

Misture com a colher de pau em uma bacia: os ovos, o fermento, o óleo, o leite, o sal e o açúcar. Vá juntando a farinha aos poucos e misture com a mão até ter uma massa homogênea. Sove por 5 minutos. Molde uma bola e cubra com um pano de prato, deixando crescer por 40 minutos. Corte pedaços pequenos da massa, estique e enrole para formar os pãezinhos. Leve para assar em 180⁰C por 30 minutos.

 

 

 

Continue lendo "Receita fácil de pão caseiro"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.