• Receitas

Massa com feijão? Sim! Vem aprender a fazer

Amigos, uma paixão brasileira e uma paixão italiana se encontram na massa com feijão. Sim, essa é a tradução literal do prato pasta e fagioli, uma sopa que se consome morna e tem um preparo bem diferente de qualquer macarrão que você já tenha feito na vida. Isso porque a massa cozinha em um caldo depois que a panela é desligada.

Por ser um prato bem consistente, é ideal para ser consumido no frio, acompanhado de uma boa taça de vinho tinto. A origem da massa com feijão italiana é curiosa: nascido há cerca de 2.000 anos como pasta e fasul na região de Nápoles, o prato vem do hábito italiano de fazer sopas com feijão, legume que dá por toda a Itália.

Como aqui no Brasil todos os ingredientes são baratos e fáceis de encontrar, garanto que você vai se apaixonar por esse prato e querer fazer sua massa com feijão já para o jantar de hoje. Que ver?

 

 

Receita de massa com feijão

Ingredientes:

1 copo de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

200 gramas de bacon em cubinhos

500 gramas de feijão branco cozido, mas firme

5 batatas médias pré-cozidas em cubos

1 litro de caldo de carne

200 gramas de massa curta, como maltagliati, trenette ou até tagliatelle picado na mão

250 gramas de queijo parmesão ralado a gosto

 

Como fazer:

Leve o feijão à fervura por 20 minutos com a panela aberta. Ele deve ficar semicozido. Em seguida, doure em uma panela grande o alho, a cebola e o bacon no azeite, acrescente o feijão e deixe pegar sabor por 10 minutos. Acrescente as batatas e o caldo de carne. Deixe cozinhar de 30 a 40 minutos no fogo médio. Se o caldo não engrossou, leve ao liquidificador ou esprema com o passaverdure 4 escumadeiras de batata e feijão para transformar em purê e devolva à panela. Quando ferver novamente, jogue a massa e o queijo. Espere mais um minuto depois da fervura, desligue o fogo e aguarde que a massa cozinhe naquele caldo quente. Em cerca de 15 minutos está pronto. Finalize nos pratos com um fio de azeite e pimenta-do-reino.

 

 

Continue lendo "Massa com feijão? Sim! Vem aprender a fazer"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.