• Receitas

Receitas de dois pratos típicos de Ruanda

Amigos, além de ter aprendido os Ovos Benedict do Hotel Londolozi (vejam aqui), eu experimentei mais dois pratos típicos de Ruanda e adorei. Então, pedi as receitas para a cozinheira e resolvi testar aqui na minha cozinha. Um deles é uma salada de abacate bem aromática e o outro tem um nome engraçado: bobotie.

Existem variações com carne de porco e carneiro e até com uma combinação delas, mas a minha receita é à base de creme e carne moída. O bobotie costuma ser acompanhado de arroz com açafrão e já perfuma a cozinha inteira enquanto a gente prepara. Isso porque as especiarias são bem presentes nos pratos típicos de Ruanda – e da África em geral -, como vocês vão ver nas receitas abaixo.

 

Receita da salada de abacate

Ingredientes:

1 abacate maduro picado em cubos grande

½ colher (sopa) de suco de limão

1 colher (café) de páprica picante

1 colher (café) de canela em pó

1 colher (café) de pimenta caiena

Sal a gosto

1 colher (sopa) de amendoim sem pele torrado e picado

Salsinha picada para decorar

 

Como fazer:

Misture o suco de limão, a páprica, a canela, a pimenta caiena e o sal. Acrescente o abacate picado e leve à geladeira. Na hora de servir, salpique o amendoim e a salsinha.

 

 

Receita de Bobotie

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de manteiga

2 cebolas médias picadas

2 dentes de alho picados

5 ovos

2 colheres (chá) de curry

1 colher (sopa) de açafrão

2 folhas de louro

3 fatias de pão de miga sem casca umedecidos com água

2 colheres (sopa) de geleia de damasco

1 kg de carne moída

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 ½ xícara de leite

 

Como fazer:

Doure a cebola e o alho na manteiga e no azeite, em fogo baixo. Refogue nessa frigideira a carne moída até ficar bem fritinha. Acrescente sal, pimenta, curry, açafrão e louro. Paralelamente, misture em um bowl o leite, o pão (aperte um pouco para escorrer o excesso de água), os ovos e a geleia. Misture bem com uma colher grande. Unte um refratário com manteiga, vire a carne moída nele e cubra com o creme. Misture para ficar homogêneo. Leve ao forno em 180° C por 30 minutos e pronto. Bom apetite!

 

Continue lendo "Receitas de dois pratos típicos de Ruanda"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.