• Receitas

Crêpe suzette: história e como fazer

Amigos, hoje eu ensino a fazer uma clássica sobremesa francesa, a crêpe suzette. Quem vê esse doce flambado e delicioso que ganhou o mundo nem imagina que ele nasceu de um pequeno acidente de cozinha: enquanto preparava sobre um réchaud as crepes que o Príncipe de Gales costumava comer no café da manhã, o chef do Café de Paris, em Montecarlo, derramou sem querer uma taça de champanhe e, com o calor da chapa, elas flambaram. Com o sangue frio que a situação demandava, o chef salpicou açúcar impalpável e disse ao monarca: “essa é uma nova receita que eu criei e batizei de Príncipe de Gales”.

Orgulhoso, mas modesto, o príncipe virou para uma jovem sentada ao seu lado no café e perguntou seu nome. Ao que ela respondeu: “Suzette”. E assim o improviso de um chef virou uma deliciosa sobremesa: a crêpe suzette.

Hoje em dia, as crepes são flambadas em licor de laranja. Tradicionalmente, o Grand Marnier. A receita leva também suco de laranja e, no Grand Hotel Savoia, em Cortina d’Ampezzo, o chef Antonio usa ainda cascas de laranja para intensificar o aroma. Acompanhem no vídeo o passo a passo.

 

Receita de crêpe suzette

Ingredientes:

Crepes:

4 ovos
1 pitada de sal
½ xícara (chá) de açúcar
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga

 

Calda:
50 gramas de açúcar
1 colher (sopa) de licor de laranja (Cointreau, Grand Marnier ou Curaçao)
Cascas e suco de 2 laranjas

Para Flambar:
1 cálice de conhaque ou rum ou licor de laranja

 

Como fazer:

Crepes:

Bata no liquidificador ou com um fouet todos os ingredientes, deixe descansar por 30 minutos e doure na frigideira uma concha de massa por vez, de ambos os lados. Reserve.

Calda:

Coloque em uma frigideira todos os ingredientes e leve à fervura. Disponha as crepes nesse calda, em fogo alto. Acrescente o cálice de licor e flambe. Sirva na hora, com bolas de sorvete de creme.

 

Continue lendo "Crêpe suzette: história e como fazer"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.