• Pets

Quando procurar um veterinário geriatra?

Amigos, quando nossos bichinhos estão com a gente há muito tempo, doenças típicas da velhice começam a aparecer e, com elas, a pergunta: quando procurar um veterinário geriatra? Sim, porque como eu já contei aqui quando entrevistei a nutricionista Carla Maion (assistam aqui), a medicina veterinária tem especialidades como a humana.

Com as células do organismo estão mais envelhecidas, alguns órgãos essenciais de cães e gatos podem apresentar deficiências, como coração, rins e fígado. Mas quando procurar um veterinário geriatra? Ele varia de acordo com o pet. No caso dos cachorros, o porte tem um papel importante. “As raças grandes e gigantes envelhecem mais cedo, portanto com 6 anos já necessitam de avaliação. As raças-miniatura podem iniciar o check-up um pouco mais tarde”, explica a veterinária Michele Sandrault.

Antes mesmo de procurar um geriatra para o seu cachorro (ou gato), é importante consultar um veterinário ao menos ume vez por ano. “O mais importante é ter um clínico que avalie o geral e, eventualmente, indique algum especialista porque, muitas vezes, os especialistas passam remédios que podem ser incompatíveis com outros que o cachorro esteja tomando”, conta Michele.

Na dúvida sobre quando procurar um veterinário geriatra? Fique atento aos sinais de que seu pet está envelhecendo, como o surgimento de pelos brancos e manchas, a dificuldade de locomoção, o cansaço excessivo, a sonolência, a maior sensibilidade ao frio, os olhos esbranquiçados e opacos, a dificuldade de mastigação e a deficiência auditiva e visual. “Os cachorros mais velhos, de um modo geral, precisam de mais atenção no coração, nos olhos, na alimentação e no quadro locomotor”, conclui Michele.

 

Foto:  Steffen Frank por Pixabay 

Para saber mais sobre pets, visite o blog da dra. Michele Sandrault, aqui no site da Clínica Pet Pillow.

Continue lendo "Quando procurar um veterinário geriatra?"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.