Amigos, na última segunda-feira foi o dia do médico veterinário e todo mundo que tem ao menos um bicho de estimação (como eu) sabe a importância de ter um de confiança. Mas pouca gente conhece a origem da palavra veterinário e todas as funções que esse profissional pode assumir.
Esses dias a minha sobrinha Michele Sandrault me mandou a história e achei bem curiosa. “Vem do Latim VETUS, que significa ‘velho, idoso’, de onde vieram também as palavras ‘vetusto’ e ‘veterano’. Os animais do exército romano, quando passada a idade em que ainda podiam ser úteis em campanha, eram recolhidos a um lugar para poderem desfrutar de um merecido descanso. As pessoas que cuidavam desses ‘veteranos’ eram chamadas de veterinarii. Como isso incluía dar atenção à saúde de quadrúpedes, criou-se o nome da profissão”.
Atualmente, o médico veterinário tem diversas atuações. De acordo com a especialização escolhida, ele pode realizar atendimentos clínicos em diversas áreas (oftalmologia, ortodontia, cardiologia, clínica geral) e realizar cirurgias em animais de pequeno, médio ou grande porte, prescrever medicações e orientações sobre cuidados e alimentação, estudar animais silvestres em cativeiros ou na natureza com objetivo de cuidar da sua preservação.
O médico veterinário também cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal. Na indústria alimentícia e em qualquer outra que use matéria-prima de origem animal, o veterinário controla as tecnologias de produção. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, remédios, vacinas e de outros artigos para animais*. Então, um viva a esses profissionais!
*Fonte: Guia do Estudante.