• Pets

3 dicas para cruzar cachorros

Amigos, esses dias estava lendo um post* no blog da clínica Pet Pillow escrito pela veterinária Michele Sandrault, que é consultora aqui da seção Pets, e achei superinteressante. Ela falava sobre dicas para cruzar cachorros. “A decisão de cruzar cachorros precisa ser muito bem pensada, afinal, a fêmea irá precisar de cuidados especiais enquanto estiver prenhe, assim como os filhotes irão demandar bastante atenção por um tempo após o nascimento”, explica. 

Eu selecionei 3 dicas do blog da Michele para trazer para vocês:

1. Quando cruzar cachorros? As fêmeas devem cruzar apenas após o terceiro cio e os machos, a partir dos 18 meses. “É importante que o cruzamento seja feito no tempo certo para que o sucesso reprodutivo seja garantido, ou seja, que a cachorra fique prenhe e tenha filhotes saudáveis”, diz.

2. Antes de iniciar a aproximação de macho e fêmea – da mesma raça, de famílias diferentes e, se possível, de tamanhos parecidos -, o ideal é levar ambos ao veterinário para um check-up, pois precisam estar saudáveis e vacinados. A aproximação para cruzar cachorros pode acontecer antes do cio, para que eles se acostumem um com o outro, sintam o cheiro…

3. “O momento do cruzamento exige vários cuidados especiais, entre eles, a escolha do lugar para ele acontecer. Tanto as aproximações quanto o cruzamento têm maior chance de sucesso quando feitos na casa do macho. Isso ocorre porque por um lado, o macho estará em seu território e, assim, mais à vontade. Por outro lado, porque a fêmea não está no território dela, as chances de ela ser agressiva com o macho diminuem”, explica Michele. O cruzamento costuma acontecer partir do nono dia do ciclo da fêmea, quando ela ovula e aceita o macho mais facilmente. “Não deixem os dois cachorros à sós, porque a fêmea pode rejeitar o macho de forma agressiva e isso pode até resultar em uma briga”, fala a médica veterinária. E conclui: “para aumentar as chances da fecundação, recomenda-se que os dois cachorros fiquem juntos mais de um dia durante o período fértil da fêmea. Porém, se eles estiverem cruzando muitas vezes, é recomendado a separação. Quanto mais os cachorros cruzam, mais filhotes podem ter e ninhadas com muitos filhotes podem prejudicar a saúde da cachorra. Quando ela não aceitar mais o macho para o cruzamento, quer dizer que seu período fértil chegou ao fim”.

 

* Para ler o post na íntegra, cliquem aqui.

Continue lendo "3 dicas para cruzar cachorros"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.