• Pets

10 raças de cachorro para todo gosto

Amigos, estes dias estava navegando no site da clínica da veterinária Michele Sandrault e adorei um texto que falava sobre raças de cachorro para todo gosto, então trouxe as 10 mais conhecidas para vocês.

1 Shih tzu

Pequeno, esse cachorro que atinge entre 4 e 8 kg e normalmente não passa de 26 centímetros de altura é uma raça dócil que adora ser mimada e convive bem com crianças e outras raças. Por não precisar de muito espaço para se exercitar, se adapta bem à vida em apartamentos. O ponto de atenção é sua pelagem, que demanda escovação diária e tosa nas épocas mais quentes.

2 Lhasa apso

LHASA-APSO cachorro

Parecido com o shih tzu, o lhasa apso também é bem peludo e pequeno, mas tem focinho mais longo e personalidade forte – late sempre na presença de estranhos. Muito protetor e, quando bem treinado, pode ser obediente. Os cuidados com a pelagem são fundamentais.

3 Poodle

POODLE cachorro

O poodle é uma das raças mais populares do mundo. Existem poodles de várias cores e tamanhos (do grande ao poodle toy, eles podem ter de 25 a 60 cm de altura). Os poodles maiores são mais ativos e possuem mais energia, já os toys não necessitam de muito exercício físico nem de espaço, mas não são ideais para casas com crianças por serem muito pequenos e frágeis.

4 Buldogue francês

BULDOGUE-FRANCÊS

Uma das características mais marcantes da raça é seu focinho achatado e, por isso, o buldogue francês precisa de cuidados especiais, principalmente em dias mais quentes, pois pode ter dificuldade para respirar e para se resfriar. É um cachorro muito sociável, que não costuma latir muito e tem porte pequeno – normalmente não passa de 35 cm – por isso é perfeito para apartamentos.

5 Pug

Muito companheiro e apegado aos humanos, o pug é um pouco menor do que o buldogue francês (possuem, em média, 25 a 30 cm de altura). Mas divide outras características com ele: também tem focinho achatado e tendência ao sobrepeso, por isso é preciso ficar de olho na dieta e nos exercícios.

6 Golden Retriever

O Golden Retriever é um cachorro naturalmente caçador e também um excelente cão-guia. De temperamento muito doce e afetuoso, é ótima companhia para crianças, ainda mais porque tem muita energia e gosta de praticar esportes. Espaços pequenos não são indicados para essa raça, que pode atingir 61 centímetros de altura e 30 quilos. O principal cuidado com ele é com as articulações, evitando lesões e sobrepeso, já que ele tem uma predisposição genética a desenvolver uma doença chamada displasia coxofemoral.

7 Yorkshire

Sucesso garantido com as crianças, o Yorkshire é muito carinhoso e esperto, mas pode ser também teimoso e gosta de latir para estranhos. Seu pelo longo, característico da raça, precisa de escovação e tosa regularmente. Mas ele é bem pequeno – pesa em média 4 quilos – e por isso vive bem em apartamentos.

8 Pastor alemão

O cachorro por excelência da polícia no mundo todo, tem um bom faro e está sempre alerta, defendendo seu território. É um cachorro fácil de ser adestrado e é com o treinamento que ele poderá agir como um cão protetor mais agressivo ou como um membro da família. Por seu grande porte – pode pesar até 40 quilos – também requer cuidados com as articulações. Exercícios regulares são importantes para que não haja problemas de comportamento, como a mastigação de objetos indevidos e latidos excessivos.

9 Labrador

Muito utilizado como cão-guia para cegos, o labrador é um cachorro recomendado para famílias com crianças, pois é um companheiro de ótimo temperamento. Também precisa se exercitar para gastar sua energia sem “aprontar” em casa. Com fama de guloso, é preciso cuidar para que o labrador não fique obeso. Por gostarem muito de água, é preciso ficar atento às possíveis infecções de ouvido, muito comuns na raça. Por isso também, é preciso manter suas orelhas secas depois do banho.

10 Dachshund

DACHSHUND cachorro

O famoso cachorro “salsichinha” é uma raça muito comum no Brasil há. Com ótimo faro, ele tem em média 30 centímetros de altura e o ideal é adestrar esta raça, de temperamento forte. Dois cuidados especiais que o dachshund demanda são o sobrepeso e as hérnias de disco, normalmente decorrentes do próprio peso.

 

Fotos:
 
Bulldog francês: Jens Mahnke no Pexels

 
Shih Tzu: Steshka Willems no Pexels
 
Lhasa  Apso: Sonja-Kalee / 876 imagensno Pixabay
 
Yorkshire: Pixabay no Pexels
 
Pastor Alemão: Adam Kontor no Pexels
 
Labrador: Carlos Castilla no Pexels
 
Dachshund: Pixabay no Pexels
 
Pug: Steshka Willems no Pexels
Continue lendo "10 raças de cachorro para todo gosto"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.