• Papo Reto

Um bate-papo sobre medicina integrativa

Amigos, vocês sabem o que é a medicina integrativa? Em uma das entrevistas mais interessantes que já publiquei no site, meu bate-papo hoje é com a pediatra Renata Caroni, que é também pneumologista, imunologista e alergista infantil, além de pós-graduada em medicina integrativa (ou funcional).

“A medicina tradicional não exclui a funcional. Ambas são práticas da medicina e, se a gente puder pegar o que de melhor cada uma oferece, mais os pacientes ganham. Melhoram os resultados e a qualidade de vida, diminui o uso de medicamentos…”, disse.

O que achei mais interessante é que a medicina integrativa tenta ver o paciente como um todo: mente, corpo e alma. Eu sempre acreditei que doenças como o câncer têm uma origem emocional, e a doutora Renata me confirmou: “a doença percorre um caminho, que começa no nível energético, depois passa para o funcional e, por fim, chega ao órgão. E a cura tem que passar por esse mesmo caminho”, explicou.

A medicina integrativa começou a ser difundida nos Estados Unidos nos anos 90 e busca a saúde com um processo de desintoxicação de metais pesados. Por quê? Como a Renata explica na entrevista, esses metais competem no nosso organismo com sais minerais essenciais para a nossa saúde.

Para descobrir o que está intoxicando cada paciente, a medicina integrativa propõe um exame curiosíssimo, chamado bioressonância, que é feito com um aurímetro. Eu passei pelo processo para mostrar para vocês como funciona. Vejam:

Continue lendo "Um bate-papo sobre medicina integrativa"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.