• Papo Reto

O covid na Áustria

Amigos, dentro da série “Silvana pelo mundo sem sair de casa”, com entrevistas sobre o covid, eu converso com Mara Kraus, uma escritora de 95 anos, que vive em Viena, na Áustria. Atualmente, ela trabalha como voluntária no arquivo fotográfico e gráfico da Biblioteca Nacional Austríaca e no arquivo da Resistência Austríaca contra o nazismo, que recolhe documentos de vítimas e criminosos nazistas. 
Por ter mais de 70 anos, Mara faz parte do grupo de risco máximo de contágio do covid. Quis saber como ela está vivendo este momento de pandemia.  

“Desde os primeiros dias de março estamos em confinamento na Áustria. E tivemos êxito porque o número de infecções por covid baixou e agora as lojas pequenas já estão reabrindo. Todo mundo respeitou porque os austríacos são muito disciplinados e a polícia estava aplicando multas altas para quem descumpria o isolamento”, conta.

Perguntei sobre os tratamentos que acontecem hoje na Áustria e fiquei encantada de saber que o sistema público de saúde lá é muito eficaz. Ela me disse que a cloroquina não está sendo usada, porém, por medo de seus efeitos colaterais.

Perguntei sobre os próximos passos na prevenção ao covid por lá. Como a previsão de vacina é de cerca de um ano, porque o vírus tem muitas mutações, ainda vamos precisar nos cuidar por muito tempo. Mas isso não significa confinamento, apenas atenção à nossa rotina. “A máscara protege os outros porque nunca se sabe se uma pessoa está infectada, porque pode não ter sintomas. Nos supermercados, por exemplo, distribuem as máscaras na entrada”, explicou.

A fronteira Áustria-Alemanha deve apenas abrir no verão europeu e isso deve mudar muito o comportamento das pessoas, que, como eu, adoram viajar. Para encerrar, pedi um conselho e Mara me disse o que já sabemos, amigos: #ficaemcasa!

Continue lendo "O covid na Áustria"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.