• Papo Reto

Um bate-papo com o mestre João das Alagoas

Amigos, hoje entrevisto o mestre João das Alagoas, que além de ter um trabalho belíssimo, é responsável por revelar inúmeros talentos da arte popular brasileira.

“Minha história com a arte começou quando tomei sentido da vida. Desde criança. Eu via arte nas paredes, nas telhas…”, me contou João das Alagoas, que já ensinou a arte com barro a cerca de 80 alunos.

“A maioria das pessoas tem um talento para a arte, a gente precisa fortalecer e dar um motivo para elas seguirem”, disse ele, que já revelou nomes como Leonilson Arcanjo, Sil da Capela. Ele conta que a Sil, por exemplo, foi descoberta por Gerônimo, um verdadeiro caça-talentos da arte popular brasileira. Ele colocou uma turma de artista de Alagoas em contato com galeristas, como Roberto Rugiero, da Galeria Brasiliana, que trouxe o trabalho deles para São Paulo.

“A arte transforma vidas porque aproveita o talento dando uma chance para que vivam de seu trabalho. O reconhecimento é o mais importante”, resume João das Alagoas. Hoje, João e muitos de seus discípulos vendem no mundo todo. Ele começou há cerca de 40 anos vendendo em feiras de rua para turistas levarem para casa com lembranças da viagem a Alagoas. Seu nome foi conquistando o mundo e hoje seus bois chegaram ao mundo todo.

Fiquei curiosa para saber justamente a inspiração dele para fazer esses bois cercados de personagens folclóricos. “Eu sempre pesquisei arte e, quando comecei a viver dela, decidi procurar uma peça para me identificar. Aí, vi em uma revista, um jarro grego rodeado por personagens de biscuit em alto-relevo. Como aqui é a terra do boi-bumbá, juntei as ideias e sempre soube que alguém se interessaria por ele”, recorda.

Ficaram curiosos para conhecer mais o trabalho do João das Alagoas? Convido vocês a visitarem minha galeria online, clicando aqui.

Continue lendo "Um bate-papo com o mestre João das Alagoas"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.