• Papo Reto

Marta Oliveira, o bordado e as memórias afetivas

Amigos, a artista Marta Oliveira começou a pintar quando ainda era criança e, profissionalmente, nas ruas de São Paulo no início dos anos 80. Ela integrou o Grupo X.A.R.A.N.D.U., junto com Vera Barros, Eduardo Verenguel e Carlos Barmak. Era um coletivo que tinha, entre seus trabalhos mais conhecidos, a tirinha de humor Xarada Xarandu, publicada na Folha de São Paulo.

Com o tempo, a pintura colorida e de vanguarda de Marta Oliveira ganhou a companhia de trabalhos com bordado. Hoje, essa é uma das principais atividades da artista que trabalha mais de 12 horas por dia.

Um dos seus projetos mais bacanas atualmente é um trabalho social realizado junto a presidiárias e mulheres que são vítimas de violência doméstica. “O bordado é uma tradição feminina. As mulheres sempre se reuniram nas famílias para bordar e aproveitavam esse momento para conversar sobre assuntos proibitivos perto dos homens. Nós criamos temáticas que vão de encontro ao que essas mulheres estão vivendo”, me contou.

Por ser uma artista que usa tantos materiais e técnicas diferentes, quis saber de Marta Oliveira como ela define seu estilo. “Sempre na arte figurativa, meu estilo é pop e divertido”, definiu. Nos bordados, seu trabalho envolve também humor – tem uma linha com imagens eróticas, por exemplo – e memórias afetivas.

Achei muito bacana esse segundo tipo, em que as pessoas podem encomendar ao seu ateliê (martaoliveirajung(Substitua este parenteses pelo símbolo @)gmail.com) um trabalho exclusivo. “O cliente me dá um acervo de memórias afetivas e eu crio bordados em cima de peças que já existem contando essas histórias explicou”.

Sua obra mais demorada levou oito anos para ficar pronta e vocês podem conferir no vídeo acima.

Continue lendo "Marta Oliveira, o bordado e as memórias afetivas"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.