• Papo Reto

Os segredos do leitão à pururuca do Angelucci

Amigos, o leitão à pururuca do Angelucci é um dos mais famosos do Brasil. Ele já apareceu em programas de TV e é conhecido até fora do país graças às redes sociais por seu “porco croc croc”.

O churrasqueiro que já foi serralheiro, Antonio Carlos Angelucci Junior, é de Descalvado, uma cidade do lado de Analândia, a 240 quilômetros de São Paulo, mas leva seu leitão à pururuca para eventos em todos os lugares.

Ele tem alguns segredos para essa delícia, que fizemos lá na fazenda esses dias, quando aproveitei para conversar com ele. Um deles, é assar e também pururucar o porco na brasa. O outro é desossar o animal, para diminuir o tempo no fogo. Assim um porco de 60 quilos, por exemplo, leva 5 horas sobre a brasa ao invés das 8 habituais.

Quando já está assado, ele corta a carne superficialmente e rega com o tempero. Sim, ele não tempera antes, vocês acreditam? “A gente bate os temperos, como alho, cebola, pimentão e cenoura, no liquidificador. A gente trocou a salsinha pela cenoura porque ela dá um tchan”, me contou.

Cada leitão à pururuca do Angelucci é selecionado em frigoríficos justamente para ficar crocante assim. Ele leva, inclusive, a churrasqueira aos eventos que faz. Ao final de todo o processo, aproximar a brasa da pele do porco é o truque final para pururucar e deixar essa delícia croc croc.

É realmente muito gostoso, amigos, e ele ainda acompanha com feijão tropeiro e outros pratos caipiras maravilhosos.

 

Continue lendo "Os segredos do leitão à pururuca do Angelucci"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.