• Papo Reto

Greta Thunberg, a menina que mobilizou o mundo

Amigos, o que é preciso para alguém ganhar o Prêmio Nobel da Paz? No mínimo uma ação que transforme o mundo em um lugar melhor. Foi o que fez a estudante sueca Greta Thunberg. 

Esse ano ela é uma das indicadas, com apenas 16 anos. Se ganhar o prêmio, será a mais jovem vencedora da historia: até hoje, a mais nova é Malala Youssef, que levou o Nobel da Paz aos 17.

Mas o que Greta Thunberg fez para ser indicada esse ano?

Ela é uma ativista em prol do meio-ambiente, que luta contra o aquecimento global. Greta Thunberg ficou conhecida em agosto de 2018, aos 15 anos, quando passou três semanas indo todos os dias ao parlamento sueco. Lá, ela passava horas sentada para protestar contra o silêncio do governo em torno da crise climática. Ela compartilhou os detalhes nas redes sociais e isso viralizou.

E o dia mais importante de sua luta até agora aconteceu na sexta passada, quando Greta Thunberg liderou uma manifestação batizada de #FridaysForFuture (sextas-feiras para o futuro), em que estudantes do mundo inteiro tomaram as ruas para combater a emissão de gás carbônico. Os atos aconteceram em 1.659 cidades espalhadas por 105 países!

Greta é o símbolo de uma juventude que pode mudar o mundo – e olha que sua história envolve muita superação, visto que ela é portadora da Síndrome de Asperger, como eu conto no vídeo acima. Essa é mais uma razão parar eu  torcer pra ela levar o Nobel! 

Aproveito essa notícia para perguntar a vocês, meus amigos: o que vocês têm feito para mudar o planeta? E seus filhos e netos?

Continue lendo "Greta Thunberg, a menina que mobilizou o mundo"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.