• Papo Reto

Bate-papo com Cesar Giobbi sobre fake news e redes sociais

“A fake news é a arma do destruidor”, diz meu amigo Cesar Giobbi, que começou no jornalismo em 1972 e já fez um pouco de tudo: trabalhou na coluna Persona, nos jornais Gazeta Mercantil, Jornal da Tarde e Metrô. “Também tive um programa de rádio, em jornal de TV e sou diretor do MAM”, me contou. Então, o convidei para o Papo Reto de hoje, que aborda fake news, redes sociais e muito mais.

Falamos sobre a importância das redações em tempos de fake news, em que os jornalistas apuram as notícias e informam de maneira confiável. Fiquei curiosa porque sei que cada veículo tem seu posicionamento político e Cesar contou as posições dos veículos. “A Folha sempre combate quem está no poder. É para ser questionador”, disse.

Parte das fake news que lemos hoje, aliás, vem das redes sociais, que, a meu ver, banalizam demais nosso acesso a informações da vida dos outros. “Quem não concorda com o que a gente publica é de uma virulência assustadora. Eu não publico opiniões porque sei que vou ter que brigar”, contou.

Eu mesma já caí em notícias falsas e conto isso aqui no vídeo. Passei uma vergonha, amigos, que vocês não vão acreditar… assistam para saber qual foi.

Continue lendo "Bate-papo com Cesar Giobbi sobre fake news e redes sociais"

Por: Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.