• Papo Reto

João Lara Mesquita fala sobre os oceanos e a Amazônia

Amigos, na entrevista de hoje da série “Silvana pelo Mundo sem Sair de Casa” eu converso com João Lara Mesquita, jornalista e autor do site Mar sem Fim sobre as ameaças à Amazônia e a força da natureza diante da pandemia.

Eu vi imagens de baleias chegando ao porto e tubarões: um em Angra e outro em Copacabana, que assustou um surfista. Fiquei impressionada. Tudo porque as praias estão mais vazias. “É verdade, a vida marinha está chegando muito perto da costa porque tem menos barco no mar. Temos uma frota de 100.000 navios no mundo que praticamente parou e até mesmo a pesca diminuiu bastante. Isso fez com que os bichos se sentissem novamente na natureza selvagem”.

Mas infelizmente nem tudo é notícia positiva. Eu quis falar com o João sobre as ameaças à Amazônia, que andam terríveis. De janeiro a junho o desmatamento da Amazônia aumentou em 12% em relação ao mesmo período do ano passado. “Eu não tinha dúvida que isso ia acontecer. O Bolsonaro, antes mesmo de assumir, falou que ia transformar o ministério do meio-ambiente em um apêndice do ministério da agricultura. Disse que ia tirar o Brasil do acordo do clima porque eles não acreditam no aquecimento global. Isso sinalizou para os desmatadores ilegais que é agora ou nunca. Esse ano vai ser pior ainda que o ano passado”, disse.

João me contou sobre as principais mudanças de leis, normas e fiscalização que estão provocando essa tragédia e disse que Amazônia já perdeu 800.000 quilômetros quadrados, 63% para a pecuária. “Eu não sou contra o agronegócio. É importantíssimo para o Brasil. Mas como todos os grupos grandes, o agronegócio tem gente que estuda e é séria, e gente que não está nem aí e só quer se aproveitar”, explica.

E como melhorar essa situação e acabar com as ameaças à Amazônia? O Ministério Público Federal, por exemplo, entrou com um pedido para exigir a demissão imediata do Ricardo Salles. “Ele é o oposto do que se espera para um ministro do meio-ambiente. Ele nunca tinha colocado os pés na Amazônia. É preciso ter o mínimo de conhecimento e interesse”, destacou.

Agora, João quer voltar a fazer seus famosos documentários que trazem a questão ambiental para a grande população – ele já exibiu suas descobertas na Band e na TV Cultura. “Eu fico horrorizado de ver como destruímos paisagens belíssimas, que são um bem comum herdado de outras gerações”, conclui. E eu torço para que ele possa continuar!

Continue lendo "João Lara Mesquita fala sobre os oceanos e a Amazônia"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.