• Arte & Artesanato

Os Tupys estão de volta

Amigos, hoje eu tenho o prazer de entrevistar os artistas Ciro Cozzolino, Zé Carratu e Carlos Delfino, do coletivo os Tupys. O grupo, formado nos anos 80 se reúne novamente para a mostra “Caminho Suave: Neuropaisagens”, em cartaz até dia 28 desse mês na Galeria Virgílio, com 9 pinturas e 16 recortes em madeira.

Os Tupys fizeram história nos anos 80, com capas de álbuns famosos na música, como do grupo Barão Vermelho e do cantor Paulo Ricardo. Eles também participaram da primeira ocupação do beco do Batman em São Paulo – hoje referência mundial de arte de rua no mundo. Também pintaram o primeiro túnel de São Paulo, que fica na avenida Rebouças. Nos anos 90, cada um seguiu seu rumo na arte e agora estão reunidos novamente para essa exposição de pinturas a seis mãos.

exposição os tupys na galeria virgilio (1)

“A gente escolhe um tema e define paisagens, e aí faz a ocupação dessa tela com nossos símbolos. Pintamos juntos” diz Zé Carratu. “É igual a fazer um suco, em que você mistura as frutas e só vai entender quando bebe. Nem a gente entende como é feito porque o percurso para chegar até o resultado não tem regra”, explica Carlos Delfino.

Eu amei as obras, incríveis e cheias de referências da arte moderna, e fiz um passeio pela mostra guiada por ninguém menos que Os Tupys! “Essa é a essência da nossa obra. Quando fomos para as ruas pintar, nem se falava em grafite, mas pintávamos juntos como estamos fazendo hoje novamente”, conta Zé Carratu.

No vídeo acima, eles me explicam duas obras e consegui descobrir a colaboração de cada um e também as referências, que vão de Tarsila do Amaral a Shakespeare, passando por Zé Carioca e a figura do Smile. Superinteressante, amigos.

 

Serviço:

Mostra “Caminho Suave: Neuropaisagens”, de Os Tupys

Galeria Virgílio – R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros, São Paulo – SP

Até 28 de setembro de 2019

Continue lendo "Os Tupys estão de volta"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.