• Arte & Artesanato

O belíssimo Museu Cais do Sertão

Amigos, na minha última viagem a Recife, fui conhecer o Museu Cais do Sertão e fiquei encantada com este museu interativo sobre o Sertão e Luiz Gonzaga. Filmei para vocês a explicação da Laís, que foi nossa guia no passeio, pois tem muita informação histórica e cultural bacana.

Ela explicou que o Museu Cais do Sertão é dividido em sete territórios temáticos, como o Ocupar, que fala sobre a fauna e a flora da região, sobre a pré-história e sobre o cangaço. O território Viver mostra uma viagem ao passado na casa do sertanejo: a panela de barro, o fogão a lenha, o ferro de carvão, os retratos antigos dos avós. “A gente não quer falar só da simplicidade, pois as pessoas vivem bem”, contou Laís.

Meu território preferido no Museu Cais do Sertão foi o Cantar, que fala sobre a história de Luiz Gonzaga e o nascimento do forró, além de sua expansão global. “Ele era um artista completo e levou nossa música para o resto do país. No começo, foi criticado pelo seu sotaque e sua forma de cantar. Então, juntou o colorido do seu gibão e a cultura do cangaço. Foi quando criou uma vestimenta que representava nossa cultura. As pessoas deram uma chance porque esse visual chamava a atenção”, explicou Laís. No centro do museu, reproduções do famoso pau-de-sebo, brincadeira clássica da festa de São João. Maravilhoso.

O Museu Cais do Sertão foi inaugurado em 2014. É um antigo armazém do porto revitalizado e com a ideia de interatividade idealizada pela recifense Isa Grinspum Ferraz, também responsável pela concepção do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, outro endereço que adoro!

É impressionante porque quanto mais pesquiso e busco estudar, mais fico impressionada com a riqueza da cultura brasileira, amigos. Convido vocês a conhecerem o Museu Cais do Sertão. Vale muito a pena!

 

Serviço:

Museu Cais do Sertão

Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife Antigo

Continue lendo "O belíssimo Museu Cais do Sertão"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.