• Arte & Artesanato

Muito além da fotografia: a arte hiper-realista

Amigos, muitas vezes a arte está onde a gente menos espera, né? Eu fiquei surpresa ao ver uma reportagem com Irley de Jesus, um artista autodidata, que começou a pintar aos 12 anos e vive em um pequeno sítio em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Ele se inspira em fotografias e faz uma arte hiper-realista impressionante.

Irley – que nos primeiros anos de vida contraiu poliomielite e ficou paraplégico – faz fotografias em seu sítio e leva cerca de 20 dias para pintar uma tela reproduzindo aqueles traços apenas com pincel e tinta. “É um desafio. A parte do rosto mais desafiadora é o olhar porque os olhos são o espelho da alma e é ali que fica toda a emoção”, falou em reportagem à rede Globo.

Ele também faz sua arte hiper-realista com grafite, tudo muito rico em detalhes. É um talento impressionante. Tanto que já expôs sua obra em Hong Kong, Seul, Londres e Nova York.

Segundo a Enciclopédia Itaú Cultural, a arte hiper-realista nasceu no final da década de 1960, sobretudo em Nova York e na Califórnia, Estados Unidos. “Trata-se da retomada do realismo na arte contemporânea, contrariando as direções abertas pelo minimalismo e pelas pesquisas formais da arte abstrata. Menos que um recuo à tradição realista do século XIX, o ‘novo realismo’ finca raízes na cena contemporânea, dizem os seus adeptos, e se beneficia da vida moderna em todas as suas dimensões: é ela que fornece a matéria (temas) e os meios (materiais e técnicas) de que se valem os artistas”.

Vejam essas imagens e me digam, amigos: não é impressionante?

 

Continue lendo "Muito além da fotografia: a arte hiper-realista"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.