• Arte & Artesanato

Uma visita à mostra dos Campana na Casa de Vidro

Amigos, eu estive na abertura de “35”, nova mostra dos Campana na Casa de Vidro que celebra as três décadas e meia de carreira dos irmãos designers. Fiz uma visita guiada por ninguém menos que Waldick Jatobá, meu amigo e diretor do Instituto Campana e do Lina Bo e P.M. Bardi.

“Esta é uma homenagem que os Campana fizeram à Lina (Bo Bardi), pois ela foi a referência do início da carreira deles, seja pela forma como ela descobria novos materiais, seja pela forma como valorizava os objetos do cotidiano. Os Campana nasceram nesse momento, querendo resgatar o que era o tradicional, como a Bauhaus”, me contou no vídeo que vocês assistem acima.

A obra mais impactante é uma instalação inspirada nos jardins da residência projetada por Lina, em que 80 fardos de piaçava recobrem as dez colunas que sustentam a Casa de Vidro. O evento lançou ainda a edição limitada das miniaturas “Desconfortáveis”, também com design dos Campana – e à venda por R$950 cada.

As cadeiras também remetem ao começo da carreira dos designers, afinal, a coleção “Desconfortáveis” – primeira colaboração de muitas entre Humberto e Fernando Campana – foi criada no fim dos anos 80. A ideia surgiu após um acidente de bote que Humberto Campana sofreu no Rio Colorado em 1988, quando ficou preso em um redemoinho e quase morreu. Ele teve um insight e criou o desenho da espiral que foi a base da cadeira Positivo, feita em ferro com um maçarico de fogo.

Mostra dos Campana (2)

A partir das sobras dessa cadeira, Fernando Campana construiu a cadeira Negativo. Outros 20 designs foram criados na sequência e expostos na galeria Nucleon 8, em São Paulo, em 1989. O conceito de cadeira desconfortável foi ganhando o mundo e hoje elas são peças únicas presentes em coleções privadas em vários países, e muito raras no mercado.

Quando a gente entende o contexto histórico, faz ainda mais sentido. “As peças de ferro destacavam a imperfeição e deixavam a construção exposta, criando uma estética artística expressiva, escultural, trazendo um discurso irônico, rebelde, um grito de liberdade num momento em que o país saía da ditadura”, explica o site da Casa de Vidro.

A mostra dos Campana na Casa de Vidro pode ser apreciada até 20 de setembro.

 

Serviço:

Exposição “35”

Até 20 de setembro

Casa de Vidro – R. Gen. Almério de Moura, 200, São Paulo

Ingressos: R$30

 

Continue lendo "Uma visita à mostra dos Campana na Casa de Vidro"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.