• Arte & Artesanato

Mestre Natanael José da Silva

Amigos, vocês já ouviram falar do Mestre Natanael José da Silva? Ele é um artesão de Pernambuco que tem um trabalho lindo. Aos 87 anos, o Mestre Natanael é pura vitalidade e reúne cerca de 200 peças em seu ateliê, que fica na cidade de Timbaúba, a aproximadamente 100 quilômetros de Recife.

“Tudo começou quando meu pai fez um brinquedo com a madeira de um cajá para eu brincar com meus amigos. Então, uma vez peguei um pedaço da casca de cajá e, com a faca que meu pai tinha feito o bozó, eu fiz um boneco. Nesse dia, levei ‘uma pisa’ da minha mãe porque ela não queria homem brincando de boneco”, recordou, em entrevista ao jornalista João Lemos.

Pássaros, santos e imagens religiosas, além de figuras míticas e pessoas do cotidiano inspiram Mestre Natanael.  As peças são produzidas em diversos tipos de madeira como o cedro, praíba, umburana de cheiro e jaqueira.  Suas obras são a mais pura expressão do sincretismo religioso brasileiro e do talento do nordeste na arte popular.

Segundo o jornalista João Lemos, seu acervo nunca foi comercializado. “Eu faço os bonecos com a intenção de presentear os amigos, pessoas que são boas para mim… durante toda a minha vida nunca ninguém botou preço no meu artesanato”, disse. “O artesão merece ser mais valorizado. O pessoal não dá valor porque não sabe avaliar o tempo que gastamos para produzir as peças”.

Mestre Natanael José da Silva

Como vocês sabem, eu sou uma grande admiradora do artesanato brasileiro e por isso fiquei encantada com o trabalho do Mestre Natanael. Não vejo a hora de conferir pessoalmente. Enquanto isso, vocês encontram obras de outros artistas com perfil semelhante na minha galeria. Se ainda não conhecem aliás, aproveitem, pois ela fica aqui.

 

 

Continue lendo "Mestre Natanael José da Silva"
Silvana Tinelli

Por:Silvana Tinelli

Nascida no Egito, mas com o coração dividido entre a Itália e o Brasil, Silvana Tinelli faz de tudo um pouco. Em sua rotina dinâmica, Silvana se divide entre suas paixões: a arte, a criação de suas cerâmicas, as viagens - com segredos que só ela conhece - os eventos com seus amigos, a fotografia e a gastronomia.